Festa da Goiaba

20/01/2017

Exposições, oficinas e shows são algumas das atrações da tradicional festa ouro-pretana


Um dos momentos mais marcantes para a cultura gastronômica da cidade, é Festa da Goiaba sempre com muitas atrações que valorizam a cultura local. Exposições, shows, oficinas de produção de doces, apresentação de peças teatrais, artesanato e cultura dão o tom a uma das festas mais tradicionais da cidade.

O evento, faz parte do calendário turístico de Ouro Preto e ocorre no período conhecido como enchente das Goiabas, durante as chuvas de São José, no mês de abril. 

A Festa da Goiaba é uma realização da Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares (Adaf) e Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu (Adecosb), com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e do Instituto Estadual de Florestas.

O doce foi o primeiro bem imaterial registrado dentro do Programa de Patrimônio Municipal de Ouro Preto. Segundo o historiador João Paulo Martins, a escolha foi feita porque a goiabada já é uma marca e uma identidade do local. O registro do patrimônio visa dar reconhecimento à manifestação cultural e também preservá-la.

São Bartolomeu fica situado às margens do Rio das Velhas, a 13 km de Ouro Preto. Forma um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da região dos Inconfidentes, com destaque para as casas, a Igreja Matriz do padroeiro que dá nome à localidade e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Documentos mostram registros que apontam para a produção de doce desde a metade do século XVIII na comunidade. Tradição esta que passou de família para família com a produção do doce de marmelo e no século XX, da goiabada.

Foto: Festa da Goiaba/Divulgação